O Caminho da Totalidade nas Terapias Alternativas e Complementares: Acupuntura; Chi Kung;Yoga; Feng Shui; Massagens; Reiki; Nutrição; Psicologia... INSTITUTOTAO - (11) 2967-0598 ou (11) 3926-0599 - www.institutotao.com.br
O Qi Gong / Chi Kung equilibra você.

Circule sempre sua energia.
quinta-feira, 25 de junho de 2015
Reflexão: Três Peneiras
Conta-se que certa vez um rapaz procurou Sócrates para contar-lhe algo sobre alguém.
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelo teste das três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim, a primeira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato?
Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer por ai mesmo.
Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE.
O que você vai contar é caisa boa?
Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do seu rpóximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deve ainda passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE.
Convém contar?
Resolve alguma coisa?
Ajuda a comunidade?
Ajuda a çmelhorar o planeta?
E arremata Sócrates:
- Se passar pelas três peneiras conte!
Tanto eu, você e seu irmão, iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo.
Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre os irmãos e colegas.
Então o rapaz virou-se e foi embora e Sócrates voltou tranquilamente para sua leitura.
Se queremos evoluir:
Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.
Que seu "Qi" flua sempre livre e suave!
INSTITUTO TAO
domingo, 21 de junho de 2015
domingo, 14 de junho de 2015
Movimente seu corpo e tranquilize sua mente: Pratique Chi Kung
Tenha saúde pra viver com qualidade.
O TAO deseja: Que seu "Qi" flua sempre livre e suave!
www.institutotao.com.br
sexta-feira, 12 de junho de 2015
domingo, 7 de junho de 2015
Experiência no Japão mostra os efeitos que causam 60 cigarros em um Pulmão
Sua Saúde: poupar agora, para curtir o presente e aproveitar o amanhã
Devido a diversos fatores de nosso dia, o estresse é cada vez mais freqüente. Gera um bombardeamento de pensamentos, muitas vezes, que desestimulam nossa alegria para vivermos plenamente. Hoje ter um olhar observador está mais voltado às responsabilidades e compromissos do dia a dia e “curtir” o momento presente é cada vez mais difícil.
O momento presente é o “Presente”, que nos foi oferecido para vivermos plenamente. A dificuldade em viver tal momento, ocorre pelo excesso de responsabilidades.
Cientistas japoneses em uma experiencia recente, fizeram uma demonstração visual em escala mostrando os danos que acontecem quando um pulmão sadio é submetido ao consumo de aproximadamente 60 cigarros, isso em questão de muito pouco tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=HdBHdJLWpeQ -
Isso vai além de uma simples propaganda motivacional, é uma amostra perto da realidade dos efeitos reais que os cigarros fazem no nosso organismo.
Já sabíamos disso mas diante das evidências a olho nu fica mais evidente e nos conscientiza muito mais.
O vídeo está sendo usado em palestras em escolas e congressos de medicina e por estagiários.
É impressionante a transformação de um pulmão sadio para um doente em tão pouco tempo.
Fonte: http://www.portalnoticiador.com/
Feng Shui e Os Leões Guardiões Chineses "Leões Fu"
“A versão budista do Leão foi originalmente introduzida na China Han como o protetor do dharma, sendo que foram encontrados exemplos de tais leões na arte religiosa já em 208 a.C. Gradualmente eles foram incorporados como os guardiões do Dharma Chinês Imperial. Os leões foram vistos como bestas régias apropriadas para guardar os portões imperiais e foram utilizados para tal desde então. Existem muitos estilos de leões guardiões, que refletem as influências de diferentes períodos históricos, dinastias imperiais e regiões da China. Tais estilos variam em seus detalhes artísticos e adornos, bem como na representação dos leões desde ameaçadores até serenos.
Apesar de a forma do Leão Guardião Chinês ter sido muito variada na História antiga da China, a aparência, pose e acessórios dos leões eventualmente foram padronizados e formalizados durante as dinastias Ming e Qing, em uma forma mais ou menos correspondente à atual.”
Os leões guardiões chineses, também chamados de Leões Fu (Foo), Leões de Buda, e, em alguns casos, leões de pedra ((石獅, Pinyin: Shíshī), são, na arte chinesa, uma representação comum dos leões na China pré-moderna. Acreditava-se que este animal tinha fortes poderes místicos de proteção, e, tradicionalmente, eram posicionados à frente de Palácios Imperiais Chineses, templos, tumbas imperiais, prédios governamentais, e das casas de oficiais do governo e homens ricos, desde a Dinastia Han (206 a.C. – 220 d.C.) até a queda do Império em 1911.
Os Leões Fu são sempre criados em pares, sendo que o macho brinca com uma bola e a fêmea com um filhote. Eles aparecem em diversos tipos de cerâmica chinesa, bem como em imitações ocidentais.
Na China e em outros locais ao redor do mundo para onde muitos chineses imigraram, especialmente onde foram constituídas “Chinatowns”, pares de leões guardiões chineses, também chamados de leões de pedra chineses, são até hoje elementos decorativos e simbólicos comuns na entrada de restaurantes, hotéis, supermercados e outros estabelecimentos, como cada leão sentado de um lado da entrada.
No Tibete, o leão guardião é conhecido como leão da neve, similar ao japonês “shishi”. Em Myanmar, eles são chamados de “Chinthe”, que serviu de inspiração, durante a Segunda Guerra Mundial, para os soldados chamados de “Chindites”.
Aparência:
Os leões são tradicionalmente esculpidos a partir de pedras decorativas, tais como mármore e granito, ou moldados em bronze ou ferro. Por causa do alto custo de tais materiais e do trabalho necessário para esculpi-los, o uso privado de leões guardiões imperiais restringia-se tradicionalmente apenas às famílias ricas e da elite. Em fato, um símbolo tradicional da riqueza e do status social de uma família era o assentamento de leões guardiões imperiais na frente da casa da família. Entretanto, modernamente, leões mais baratos, produzidos em massa a partir de concreto e resina, tornaram-se facilmente disponíveis, e seu uso deixou de ser uma exclusividade da elite.
Os leões sempre aparecem em pares, com a fêmea à esquerda e o macho à direita. O leão macho mantém sua pata direita sobre uma bola, que representa a “Flor da Vida”. A fêmea é, em essência, idêntica, mas tem um único filhote abaixo de sua pata esquerda, representando o "Ciclo da Vida". Simbolicamente, a fêmea Fu protege aqueles morando dentro da casa, enquanto o macho protege a própria estrutura da casa. Às vezes, a fêmea está com sua boca fechada, e o macho, com sua boca aberta, simbolizando, desse modo, a enunciação da palavra sagrada “om”. Na tradição japonesa, todavia, o macho está inalando, em representação da vida, enquanto a fêmea está expirando, em representação da morte. Em alguns outros estilos, ambos os leões mordem, cada um, uma grande peróla em suas bocas parcialmente abertas. A pérola é cinzelada de modo que ela possa rolar dentro da boca do leão, mas com um tamanho suficiente para que sua remoção seja impossível.
De acordo com o Feng Shui, se os leões forem dispostos com a face voltada para a casa, o macho deve ficar à direita e a fêmea à esquerda.
História:
O leão, curiosamente, não é um animal natural da China; entretanto, leões asiáticos já foram muito comuns na vizinha Índia. Tais leões asiáticos encontrados na Índia são os mesmos presentes e representados na cultura chinesa. Na medida em que o Budismo foi introduzido na China por sacerdotes e monges budistas oriundos da Índia, eles trouxeram consigo estórias sobre leões asiáticos indianos de pedra guardiões das entradas de templos e monastérios budistas, bem como de palácios reais indianos. Os escultores chineses modelaram as estátuas dos leões, para serem usadas nas entradas dos seus templos e palácios, a partir de cachorros nativos, pois jamais haviam visto um leão verdadeiro em suas vidas na China. A versão mítica do animal era chamada de Leão de Fo, sendo que a palavra “Fo” (佛) é o termo chinês para “Buda”. A palavra chinesa para leão é “shi”, uma adaptação do termo indiano em sânscrito “sihn”.
A versão budista do Leão foi originalmente introduzida na China Han como o protetor do dharma, sendo que foram encontrados exemplos de tais leões na arte.
sexta-feira, 5 de junho de 2015
O Poder Terapêutico das Pedras Quente
Massagem com pedras quentes, é uma técnica de relaxamento profundo que tem diversas utilidades terapêuticas, sendo hoje muito praticada em espaços terapêuticos espalhados por todo o mundo. Ela é muito pedida pelos clientes e por isso há diversos profissionais de massagem que aplicam a técnica por um preço razoável no Brasil.
Confira neste artigo para que serve a massagem com pedras quentes e como você pode se beneficiar desta prática.
CONHECENDO MELHOR A TÉCNICA
A massagem com pedras quentes é uma técnica que geralmente é associada ao relaxamento e ao alívio de tensões, principalmente pelo calor das pedras e pela força de relaxamento que ele proporciona.
A massagem com pedras quentes serve também para ser utilizada com finalidades terapêuticas, já que o calor das pedras pode ajudar em diversos problemas musculares localizados, ajudando os clientes a confiar mais na técnica a cada dia que passa.
Mesmo que haja hoje uma oferta e procura grande pela massagem com pedras quentes, a técnica não é tão simples. A massagem deve ser aplicada com muito cuidado e atenção para que o cliente relaxe por completo, e para que ele finalmente sinta vontade de retornar ao espaço terapêutico para uma segunda sessão.
Isso se aplica principalmente se a técnica for aplicada com finalidades terapêuticas, o que requer do terapeuta um profundo conhecimento da anatomia do cliente e dos campos energéticos do seu corpo, para trabalhá-los com exatidão.
Antes de iniciar qualquer tratamento com esta técnica, vale ler nosso artigo sobre as indicações e contraindicações da massagem com pedras quentes para garantir que seu tratamento seja realizado com eficácia!
CONCLUSÃO
A massagem com pedras quentes é hoje de muitas utilidades, e só quem recebe essa massagem pode descrever com precisão os seus benefícios práticos. E é justamente nessa satisfação que os terapeutas confiam.
Para quem não conhece a técnica ou permanece cético em relação aos benefícios da massagem com pedras quentes, ouvir de uma pessoa que acabou de passar pelo procedimento é altamente persuasivo. É também por isso que essa é uma das técnicas que mais cria certa fidelidade nos clientes, que pelo prazer e relaxamento da massagem com pedras quentes voltam ao consultório para iniciar uma rotina de massagens, que certamente aumentará e muito a qualidade de vida dessa pessoa.
A massagem com pedras quentes é hoje famosa entre aqueles que já são adeptos da terapia da massagem ou outras relacionadas, mas é quase desconhecida pela maioria das pessoas.
Conheça os benefícios que vão além do relaxamento
A massagem com pedras quentes é uma das técnicas mais pedidas por clientes em todo o mundo, inclusive no Brasil. Podemos citar como benefícios da massagem com pedras quentes o alivio de tensões, combate a hiperatividade e sensação de prazer pelo calor que poucas terapias alcançam. É fundamental conhecer os benefícios desta massagem para que possamos utilizá-la cada vez mais em nossa rotina.
USANDO A TÉCNICA AO SEU FAVOR
Todos sabem que a massagem é uma forma de terapia de manutenção do corpo e que não devemos recorrer a ela somente em casos de problemas visíveis no nosso corpo. A massagem, juntamente com outras técnicas combinadas e realizadas no nosso cotidiano é responsável pela manutenção do equilíbrio do nosso corpo, sendo que manter essas práticas constitui uma espécie de higiene (no aspecto holístico) do nosso corpo. Negligenciar o cuidado com o nosso corpo pode vir a ser um problema, gerando doenças e outras coisas ruins que adquirimos com o tempo e com os maus hábitos.
OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES
A massagem com pedras quentes é uma das técnicas mais utilizadas para relaxar. É uma técnica com um poder muito forte de relaxamento justamente pelo calor das pedras, que além de deslizarem pela musculatura do nosso corpo, ainda esquentam a nossa pele causando uma excelente sensação. Essa técnica com pedras quentes não é só recomendada para o relaxamento, pois sua aplicação serve como massagem terapêutica. Esta modalidade de massagem requer uma técnica apurada do terapeuta e um controle absoluto dos movimentos, já que causar desconforto com uma pedra sobre um cliente é muito fácil. A massagem com pedras quentes serve para combater principalmente problemas relacionados ao estresse, induzindo o cliente a um estado de relaxamento na terapia que poucas vezes pode ser atingido em outras oportunidades. Por isso quase todos os clientes que utilizam a técnica voltam pouco tempo depois, e acabam criando uma rotina de massagem por conta da boa experiência que tiveram com essa modalidade de terapia.
CONCLUSÃO
A terapia das pedras quentes, como também é chamada em muitos lugares é oferecida em praticamente qualquer SPA que você encontrar e em muitos espaços de massagem além de atendimentos em domicilio, já que a técnica além de promover diversos benefícios para a saúde, é muito comercial nos dias de hoje, sendo importante para aqueles que ganham a vida com massagem. Como nem tudo são “flores”, é importante que você também conheça as indicações e contraindicações da massagem com pedras quentes para garantir a eficácia do seu tratamento.
Conheça os benefícios que vão além do relaxamento
A massagem com pedras quentes é uma das técnicas mais pedidas por clientes em todo o mundo, inclusive no Brasil. Podemos citar como benefícios da massagem com pedras quentes o alivio de tensões, combate a hiperatividade e sensação de prazer pelo calor que poucas terapias alcançam. É fundamental conhecer os benefícios desta massagem para que possamos utilizá-la cada vez mais em nossa rotina.
USANDO A TÉCNICA AO SEU FAVOR
Todos sabem que a massagem é uma forma de terapia de manutenção do corpo e que não devemos recorrer a ela somente em casos de problemas visíveis no nosso corpo. A massagem, juntamente com outras técnicas combinadas e realizadas no nosso cotidiano é responsável pela manutenção do equilíbrio do nosso corpo, sendo que manter essas práticas constitui uma espécie de higiene (no aspecto holístico) do nosso corpo. Negligenciar o cuidado com o nosso corpo pode vir a ser um problema, gerando doenças e outras coisas ruins que adquirimos com o tempo e com os maus hábitos.
OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES
A massagem com pedras quentes é uma das técnicas mais utilizadas para relaxar. É uma técnica com um poder muito forte de relaxamento justamente pelo calor das pedras, que além de deslizarem pela musculatura do nosso corpo, ainda esquentam a nossa pele causando uma excelente sensação. Essa técnica com pedras quentes não é só recomendada para o relaxamento, pois sua aplicação serve como massagem terapêutica. Esta modalidade de massagem requer uma técnica apurada do terapeuta e um controle absoluto dos movimentos, já que causar desconforto com uma pedra sobre um cliente é muito fácil. A massagem com pedras quentes serve para combater principalmente problemas relacionados ao estresse, induzindo o cliente a um estado de relaxamento na terapia que poucas vezes pode ser atingido em outras oportunidades. Por isso quase todos os clientes que utilizam a técnica voltam pouco tempo depois, e acabam criando uma rotina de massagem por conta da boa experiência que tiveram com essa modalidade de terapia.
CONCLUSÃO
A terapia das pedras quentes, como também é chamada em muitos lugares é oferecida em praticamente qualquer SPA que você encontrar e em muitos espaços de massagem além de atendimentos em domicilio, já que a técnica além de promover diversos benefícios para a saúde, é muito comercial nos dias de hoje, sendo importante para aqueles que ganham a vida com massagem. Como nem tudo são “flores”, é importante que você também conheça as indicações e contraindicações da massagem com pedras quentes para garantir a eficácia do seu tratamento.
Fonte: www.dicasdemassagem.com.br
quinta-feira, 4 de junho de 2015
Os seis alimentos anticâncer que não podem faltar no seu cardápio
Nos últimos anos, diversas pesquisas mostraram que uma alimentação equilibrada influencia na qualidade de vida. Alguns desses estudos focam, sobretudo, nos benefícios de determinados alimentos para a prevenção contra o câncer, uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo, principalmente o câncer de mama, próstata e pulmão. Diz o médico Paulo Hoff, chefe da oncologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. "Sabemos por análises retrospectivas que determinados alimentos, sobretudo as frutas e verduras, quando consumidos regularmente, podem ter um efeito protetor".
O recém-lançado livro A Dieta Anticâncer-Prevenir é o melhor Remédio (tradução Téo Lorent; Escrituras Médicas, 200 páginas, 34,90 reais), escrito pela farmacêutica espanhola María Tránsito López, funciona como um guia de saúde, apresentando dezenas de alimentos que podem ser grandes aliados na prevenção contra o câncer. Todos os alimentos podem ser facilmente introduzidos ao cardápio diário.
O livro também orienta sobre o preparo dos alimentos e a quantidade consumida. Estima-se, por exemplo, que pessoas com 13 quilos a mais passam a ter mais predisposição ao câncer, principalmente o de mama e de útero. Isso porque o excesso de tecido adiposo pode alterar os níveis de hormônios sexuais, desencadeando, portanto, o surgimento das doenças.
Mas atenção: frente a qualquer suspeita da doença, é fundamental ter a orientação médica. Algumas substâncias anticâncer podem fazer mal em determinadas situações. Tome-se como exemplo, o chá verde. A bebida é um potente antioxidante, mecanismo associado ao câncer. No entanto, ela é contraindicado para grávidas e pessoas com problemas de epilepsia, úlcera gastroduodenal, insônia e alterações cardiovasculares graves.
Tomate
Rico em licopeno, a substância responsável pela sua cor avermelhada, o tomate tem intenso efeito contra o câncer, inibindo a proliferação das células cancerígenas. Estudos mostraram que o consumo frequente de tomate – fresco ou cozido – é um grande aliado sobretudo contra o câncer de próstata. Isso ocorre porque o licopeno protege as células da próstata contra oxidação e o crescimento anormal -- duas características dos tumores malignos.
Alho
Estudos científicos mostraram que o consumo de alho pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama e o gástrico. Seus compostos fitoquímicos são capazes de induzir a morte das células cancerígenas por meio de um processo de apoptose – elas se suicidam – e, dessa forma, evitam a formação de um tumor.
Couve
A família das crucíferas (couve-flor, couve-manteiga, brócolis, repolho...) é uma das mais conhecidas pelo seu potencial quimiopreventivo. Diversas pesquisas mostram que esses vegetais podem prevenir contra vários tipos de tumores, como de pulmão, de mama, de bexiga, de próstata e do aparelho digestivo. O fato é que a família das crucíferas tem alta concentração de glucosinalatos, compostos que, ao se romperem, dão lugar a isotiocianatos e indóis – nutrientes com propriedade protetora contra tumores.
Vitamina C
Presente em frutas, como laranja e limão, a vitamina c pode ser usada entre as pessoas que já sofreram da doença e estão seguindo algum tipo de tratamento contra ela. Além disso, estudos indicam que a vitamina c também ajuda na hora da prevenção. Seu efeito antioxidante bloqueia a ação dos radicais livres, além de inibir a formação de nitrosaminas – substâncias cancerígenas. “Esses alimentos podem proteger o organismo contra substâncias potencialmente tóxicas”, diz Paulo Hoff.
Chá verde
A grande quantidade de catequina, um fitonutriente do chá, proporciona grande atividade antioxidante e ativadora do metabolismo. A catequina também apresenta atividade anti-inflamatória e induz a morte de células cancerígenas. O ideal é que seja consumido uma xícara por dia na forma de infusão. Mas atenção: o chá verde é contraindicado para grávidas e pessoas com problemas de epilepsia, úlcera gastroduodenal, insônia e alterações cardiovasculares graves.
Uva
Para se proteger das agressões externas, as uvas produzem uma substância chamada resveratrol, encontrada em suas sementes e pele. Pesquisas mostram que esse composto tem propriedade antinutagênica, por isso previne contra o início do processo canceroso. É por esse motivo que o vinho tinto também se torna um aliado. O consumo, porém, dever ser moderado. A Organização Mundial da Saúde recomenda não mais do que uma taça para as mulheres e duas para os homens, diariamente.
Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/os-seis-alimentos-anticancer
terça-feira, 2 de junho de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)