A
Medicina Chinesa é muito mais do que acupuntura e muito menos misteriosa do que
parece. Depois de milhares de anos, o Ocidente começa a descobrir os segredos
do Yin e do Yang - a chave da saúde
por
Lúcia Helena de Oliveira
Problemas
não escolhem hora nem lugar, diz o ditado. Assim, no meio de uma visita à
China, em 1972, o jornalista americano James Reston, vítima de uma súbita
apendicite, teve que ser internado às pressas. O hospital era tão bem equipado
quanto qualquer outro do Ocidente e a cirurgia poderia ser chamada de
convencional, não fosse o fato de Reston ter permanecido acordado e de as
drogas anestésicas terem sido substituídas por algumas agulhas espetadas em
seus braços.
Mais
notável ainda é o caso do guitarrista Kalau, pseudônimo de Christian Keul,
líder da BAP, a primeira banda alemã de rock a se apresentar na China, há um
ano. Pouco antes de começar o concerto, Kalau caiu do palco, batendo o joelho
no cimento com tanta força que quase desmaiou de dor. O espetáculo seria
cancelado, quando um chinês, de 30 e poucos anos, ofereceu ajuda. “Ele passava a mão sobre o joelho sem tocá-lo e
quando, finalmente, jogou algo imaginário no machucado, as dores
desapareceram”, conta o roqueiro, que, então, pôde voltar ao palco.
Os
episódios refletem uma bifurcação existente na China, onde o paciente pode
escolher entre tratamentos da Medicina ocidental — como cirurgias — e terapias milenarmente usadas
pelos orientais como massagens. Os médicos chineses também podem optar por uma
formação ou por outra, pois existem tanto faculdades de Medicina
ocidental quanto de Medicina tradicional. Mas o que se ensina nelas é bastante
diferente, a começar pelas técnicas de diagnóstico. Quem cursa a faculdade de
Medicina tradicional, por exemplo, leva cinco anos aprendendo a perceber
detalhes de seus futuros pacientes, como a aparência da pele, o jeito de andar,
o aspecto da língua e os 28 tipos de pulsação descritos pelos chineses.
As
noções de fisiologia da Medicina tradicional chinesa também são completamente
diferentes. É onde entram os conceitos, cada vez mais falados no Ocidente, de
Yin e Yang. Há quatro anos o fisiologista Marco Aurélio Dornelles, da
Universidade de Campinas, embarcou para a China, a fim de fazer um curso de
Medicina tradicional, com duração de quatro meses. “Metade desse tempo eu perdi só para assimilar Yin e
Yang”, conta ele com voz mansa e forte sotaque gaúcho. Yin e Yang, segundo os
orientais, são pólos opostos de uma energia chamada Qi (pronuncia-se
“tchi”),que está presente em tudo no Universo.
Saúde,
por este ponto de vista, é a energia interna do organismo equilibrada e em
harmonia com as energias do ambiente. Alguém com muito Yang, por exemplo, será
agitado; muito Yin, porém, leva a estados de desanimo. O balanço adequado de
Yin e Yang, contudo, ainda não é suficiente. Entre um extremo e outro, de
acordo com a Filosofia chinesa, existem cinco diferentes estados de energia,
correspondentes a cinco elementos: madeira terra, metal, água e fogo.
Parece
um jogo infantil: a madeira alimenta o fogo; o fogo, por intermédio da cinza,
forma a terra; a terra gera o metal; o metal derrete e vira água; e a água
alimenta a madeira. Mas, ao mesmo tempo que um elemento produz o outro, eles
também se anulam: o fogo derrete o metal e este corta a madeira; a madeira
invade a terra, que represa a água; a água finalmente apaga o fogo. Isso,
aparentemente, nada tem a ver com Medicina. Para os chineses porém, sem isso
nem há Medicina. Pois cada uma dessas energias, para eles, controla um dos
órgãos que regem a orquestra do organismo — os rins, o baço, o fígado, os pulmões e o coração. Estes, por seu
lado, governam cada qual uma série de outros órgãos.
Por
isso, para a Medicina chinesa, uma doença nunca afeta uma parte do corpo
isoladamente. Por exemplo: o pulmão é metal; logo, ele alimenta os rins, que
são água. Isso significa que um pulmão fraco enfraquece os rins. E, como os
rins controlam os ossos, estes também se prejudicam. Reumatologistas franceses
constataram recentemente que pessoas que sofreram na infância de problemas
pulmonares, como bronquites, costumam ter doenças nos ossos entre os 50 e 60
anos de idade. O que os cientistas constatam hoje já foi observado há quase 5
mil anos, no Nei ching (“O
tratado interno”), o primeiro livro conhecido sobre acupuntura, a
terapia baseada na aplicação de agulhas em pontos do corpo. Nele já se
descrevia o câncer —
explicado como conseqüência de emoções reprimidas, que acabariam por criar uma
energia autodestrutiva no organismo.
Para
os chineses, corpo e mente são inseparáveis. “Até hoje, não entendo como se tratam úlceras com
medicamentos para o estômago, quando todos estão cansados de saber que ela é
uma doença ligada à ansiedade”, reclama, inconformado, o médico Jou Eel Jia.
Chinês da província sulina de Zhuangzu, com 33 anos,
formou-se no Brasil e voltou ao seu país para se especializar em Medicina
tradicional. Desde 1981, clinica em São Paulo.
“A maioria das pessoas presume que um tratamento se
faz exclusivamente à base de agulhas”, explica ele. “Mas, além da acupuntura, a
Medicina chinesa conjuga dietas, exercícios, massagens e, principalmente,
ervas.” Os chineses, que conhecem
quase 6 mil espécies de ervas, acreditam que há sempre um chá capaz de resolver
um problema. Assim, dente-de-leão, que no Ocidente é considerado capim,
para os chineses é um ótimo regulador de hormônios. Em casos de artrite, a
beberagem é uma infusão de angélicas. Já folhas de cebola são eficazes para
estancar hemorragias — e
por aí afora. Uma típica receita de chá combina, em média, de três a quinze
ervas, para que uma corte os possíveis efeitos colaterais da outra.
As
grandes farmácias, na China, chegam a aviar 2 mil receitas dessas diariamente.
Com a modernização do país nos últimos anos, algumas farmácias já estão
automatizadas, com máquinas que distribuem as ervas nas proporções indicadas
pela receita, sem contato manual. O uso de ervas na Medicina oriental não se
confunde, porém, com o da homeopatia, modalidade de Medicina ocidental que
também lança mão de medicamentos naturais. “Uma erva e uma pílula feita à base
dessa erva não são idênticas”, explica Jou. “As duas terão o mesmo efeito sobre certo sintoma,
já que os radicais (átomos que determinam as características da substância) de
suas fórmulas químicas são iguais. Mas a erva, por ter ainda a
energia, ou o Qi, agirá sobre as causas.”
Os
exercícios físicos também são uma importante terapia para os orientais. Na
Medicina chinesa, movimentar-se é deixar fluir a energia do corpo — e nesse fluir está a saúde: Assim todas as manhãs,
milhões de chineses podem ser vistos em lugares públicos, praticando sossegadamente
o Tai Chi Chuan (“O máximo do extremo”) uma
ginástica que mais lembra um balé em câmera lenta. Mas o chinês imóvel, de
olhos fechados em plena rua, que de repente faz um movimento brusco, quase
espasmódico, não está fazendo propriamente ginástica. Ele está, isto sim,
exercitando-se nas arcaras artes do Qigong (que significa “a técnica da energia” e pronuncia-se “tchigon”),
talvez a mais procurada forma de tratamento na China, depois das ervas.
O
roqueiro alemão Kalau certamente foi tratado por um mestre de Qigong. Os
chineses, dizem os mestres dessa espécie de massagem sem força mecânica,
aprendem a acumular energia, a fim de passá-la, através das mãos, para o corpo
da pessoa doente ou com dor. Atualmente, o Qigong já é ensinado nas faculdades
de Medicina tradicional da China, mas durante muito tempo os seus segredos eram
passados de mestre para discípulo, como uma iniciação da qual, aliás, as
mulheres estavam excluídas. Até hoje, só 20 por cento dos massagistas de Qigong
têm formação médica.
É o
caso de Kong Li Chi, ex-médico de várias seleções olímpicas chinesas, que veio
ao Brasil em maio último. O Qigong faz parte de sua vida desde a infância,
quando observava o avô materno exercitar-se. “Ainda treino de uma a duas horas
por dia”, conta ele, aos 44 anos. Quem
o vê nesses momentos tem a impressão de que está apenas fazendo leves
movimentos circulares com os braços. Mas a aparência engana: ao tocá-lo,
nota-se que emprega toda a sua força muscular
nesses movimentos. Para manter a energia que capta com esses exercícios, um
mestre de Qigong não pode fumar nem beber, deve dormir no mínimo oito horas por
dia e, se adoecer, mesmo que se trate de um reles resfriado, não pode fazer a
massagem, porque deve passar uma energia absolutamente saudável para os outros.
A
existência dessa energia já foi registrada por aparelhos sofisticados como os
de ressonância magnética, que utilizam ímãs poderosos para obter imagens do
organismo. A Academia de Ciências da China compara a energia do Qigong à
radiação infravermelha de baixa freqüência. Tamanho é o prestígio do Qigong ali
que as grandes estrelas do esporte chinês têm um massagista dessa técnica em
sua equipe. Pois se acredita que o Qigong não só resolve problemas como
distensões e torções mas também elimina dores e dá energia extra para o atleta
competir.
Nas
Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, Kong foi massagista do ginasta chinês Li
Ning. Talvez não por acaso, Li conquistou três medalhas de ouro e uma de prata,
sendo chamado pela imprensa americana de “a torre de força”. Outras massagens orientais diferem do Qigong por
não transferir a energia de uma pessoa para outra e sim desbloquear a própria
energia: e o caso do Shiatsu e do Do-in — este, uma automassagem —, já
bastante difundidos no Ocidente. Essas massagens são feitas sobre os
meridianos, os canais por onde, segundo os chineses, passa a energia do corpo.
Existem
catorze meridianos principais. Quando a energia se desequilibra ou fica
bloqueada em um deles, então adoecem os seus órgãos correspondentes. Os
chineses acreditam que a aplicação de calor sobre determinados pontos dos
meridianos pode fazer tudo voltar ao normal, por isso queimam bolas de ervas
compactadas, chamadas moxas, sobre a pele. Mas, em geral, os pacientes preferem
as célebres agulhas da acupuntura. Os médicos ocidentais sabem até por que a
acupuntura funciona em casos de dor, pois constataram que ela ajuda o cérebro a
liberar endorfina, o analgésico natural do organismo.
“Associadas a pequenos estímulos
elétricos, durante meia hora, as agulhas permitem que uma mulher suporte uma
cesariana”, informa o médico Jou Eel Jia.
O médico paulista Júlio Abramczyk conta, impressionado, que num congresso
internacional de Cardiologia, em Washington, há dois anos,
os chineses relataram um estudo sobre mil casos de cirurgia de troca de
válvulas cardíacas. Em todos eles, sem exceção, a única anestesia usada foi a
acupuntura.
Mas
ainda não está claro para os ocidentais se e como as agulhas funcionam em casos
que não envolvem dor. Não se sabe, por exemplo, por que uma agulha espetada no
pulso cura bronquite. Para os chineses, esse é um falso problema: a resposta,
como sempre, está no Yin e Yang, os dois pólos da energia vital, postos em
equilíbrio no ponto do pulso correspondente ao pulmão. “Da mesma forma como posso provocar a produção de
endorfinas, posso estimular a produção de qualquer hormônio”, desafia Jou. Ele
conta que, certa vez, trabalhando no ambulatório de um hospital em São Paulo,
espetou duas agulhas numa mulher que não tinha leite para o
filho recém-nascido. “Vinte
minutos depois, os seios começaram a inchar e liberar leite. As agulhas só
fizeram estimular a produção do hormônio prolactina.”
Desde
a recente abertura chinesa para o mundo, os próprios orientais passaram a
buscar explicações para a sua Medicina nos conceitos da Medicina convencional
do Ocidente. Da mesma forma, nos Estados Unidos, França e Alemanha, uma
batelada de pesquisas ainda não concluídas trata de observar as alegadas
maravilhas da Medicina chinesa com olhos ocidentais. Uma grande preocupação dos
cientistas é separar nitidamente técnicas médicas de eficiência comprovada
(embora sustentadas em teorias algo nebulosas) da simples charlatanice, como a
que se pratica em certos consultórios de fundo de quintal, a título de Medicina
chinesa.
Fonte: http://super.abril.com.br/cultura/yin-yang-ciencia-equilibrio